eu quero… [ou inquietação crónica]

“O mal todo do romantismo é a confusão entre o que nos é preciso e o que desejamos. todos nós precisamos das coisas indispensáveis à vida, à sua conservação e ao seu continuamento; todos nós desejamos uma vida mais perfeita, uma felicidade completa, a realidade dos nossos sonhos e é humano querer o que nos é preciso, e é humano desejar o que não nos é preciso, mas é para nós desejável. O que é doença é desejar com igual intensidade o que é preciso e o que é desejável, e sofrer por não ser perfeito como se se sofresse por não ter pão. O mal romântico é este: é querer a lua como se houvesse maneira de a obter.”

Bernardo Soares / Fernando Pessoa, episódio 53 de O Livro do Desassossego, 1913
Anúncios

6 comentários

  1. boneca

    é arrepiante. gostava de me saber expressar assim. melhor, gostava de ter esta consciência quando me sinto infelicíssima apenas porque perdi o que desejei. no fundo, no fundo, todos sofremos desse mal que é a rejeição e o medo de não agradar a todos – e continuamos a cobrar-nos essa perfeição inalcansável que só nos destroi a auto-estima. maldita lua, linda e inalcansável.

  2. jep macaco

    eu soy partidario dos cultivos biológicos, no me importa comer macrobiótico e a homeopatía nao me interesa si és un negócio. mais tudo eso e muito caro para mi, eu tenho que comprar no super ordinário

  3. jep macaco

    ecobiomacrobiòtica?

  4. jep macaco

    e verdade o autentico pracer é anhelar coisas inalcanzables, mais na tuda a minha vida nao he anhelado mais que pessoas inalcanzables.

  5. nem mais!
    “o que é doença é desejar com igual intensidade o que é preciso e o que é desejável, e sofrer por não ser perfeito como se se sofresse por não ter pão”
    raisparta o bernardo:P

  6. “uma felicidade completa” é natural desejar, uma felicidade eterna é impossivel atingir…hoje sinto-me feliz, amanha infeliz,depois de amanha com raiva,e depois vai-se lá saber…mas sonhar é sempre possivel!!! beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s